RYLA - Jovens surpreendem com projetos humanitários

Postado em: 18 de Junho de 2019 por Rotary Club de Marília-Pioneiro

Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, se surpreenderam positivamente com as performances dos jovens que participaram do 1º Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, que aconteceu neste último final de semana, na sede do Rotary Club de Marília e do Rotary Club de Marília-Alto Cafezal, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, patrocinado pelos rotarianos. “Não só participaram ativamente das atividades programadas, como apresentaram propostas de trabalho, com projetos humanitários viáveis”, disse em tom de surpresa a presidente do clube rotário mariliense, a cirurgiã-dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, que conduziu os trabalhos realizados em que o “empreendedorismo” foi o tema principal do encontro.

Reunindo jovens de 14 a 16 anos de idade, das escolas: Professora Wanda Helena Toppan Nogueira (Pública) e do Colégio Esquema Único (particular), na primeira etapa do seminário de liderança juvenil, eles receberam instrução sobre empreendedorismo com Ricardo Borgheresi Calil e Adriana Cirillo Montoro Ramalho, ambos do Escritório Regional do Sebrae de Marília, com foco nos jovens em geral e na mulher dentro do mercado de trabalho. “Não só houve uma interatividade entre eles, como observações bastante pertinentes”, disse a analista Adriana Cirillo Montoro Ramalho. “Nessa idade o jovem começa a observar e a analisar o que pretende desenvolver para o futuro”, comentou Ricardo Borcheresi Calil, que mostrou algumas ferramentas que o Sebrae desenvolve, bem como mostrou dados de como se encontra o mundo empreendedor.

Na apresentação sobre o Rotary International, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, que esteve como Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Gestão 2011-12, conversou com os jovens sobre a importância de ajudar seres humanos. “Todos nós queremos ajudar uma outra pessoas, mas nem sempre sabemos como fazer”, falou. “Participar de uma organização como o Rotary você oferece: tempo, conhecimento e relações pessoais, em favor da humanidade, através dos programas que o Rotary disponibiliza”, disse ao conversar com os jovens que relataram várias formas de ajuda que já fazem em casa, na escola e até no bairro onde moram. “Podemos fazer muito mais e mais longe quando estamos juntos com outras pessoas com mesmo propósito em todas as partes do planeta”, completou o rotariano, ao mostrar a internacionalidade da organização mundial.

Na parte da tarde aconteceram as criações dos projetos humanitários, através de uma “oficina de projetos” conduzida pelo coordenador distrital do Programa Ryla (Rotary Youth Leadership Awards), onde o seminário de liderança juvenil acontece, Juliano Camilo Borges, associado ao Rotary Club de Presidente Prudente-Nascente. Depois de explicar como fazer, os jovens tiveram tempo suficiente para discutirem: tema, formato, ações, investimento, parcerias, prazo e todos os detalhes exigidos por um projeto. “Essa parte é a mais legal para eles e para nós, pois, são nesses debates que surgem as lideranças naturalmente”, comentou o dirigente regional que já realizou 13 Ryla´s nesta atual gestão rotária. No final, a surpresa: todos os projetos foram relacionados ao “sucicídio”, sem que eles soubessem o que outro grupo discutia. “Fiquei assustada com os relatos e com as ideias dos jovens em ajudar aqueles que passam por esse desequilíbrio”, comentou Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, que pretende propor ao clube uma ação neste sentido, para a próxima gestão que começa em julho.

#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: marcio.c.medeiros

Localizar site dos clubes